August 05, 2011

Povo reclama de tudo, mesmo

Quem não lembra do simpaticíssimo patinho de borracha em versão gigante por aí?

Ele media 11m de largura por 9,5 de altura, e visitou portos da Europa, Japão e Brasil em 2007. Criado pelo artista holandes Florentijn Hofman, ficou em exposição por algumas semanas causando tumulto, frenesi midiático e, é claro, sorrisos. Só porque ele era bonitinho. Muito bonitinho, convenhamos. Dá uma olhada na carinha:


Pois agora, em 2011, Oliver Voss (chefe do departamento de Propaganda da Escola de Propaganda de Miami) e equipe tiveram ideia semelhante. Colocaram, em meio ao Lago Alster, na Alemanha (mais precisamente em Hamburgo), uma estátua flutuante de quase 4m de uma mulher banhando-se. O objetivo era fazer com que as pessoas - moradores e turistas - conhecessem melhor a cidade por meio das água e rios que lá existem.


Esquisito? Nem tanto. Prefiro classificar como... inusitado. No entanto a escultura, composta por três peças (cabeça e dois joelhos), está dando o que falar. Turistas têm alugado barcos à remo a fim de chegar mais perto da "Lady of the lake":




E muita polêmica já foi levantada. O prefeito, por exemplo, veio à público dizer que a estátua está "estragando" o lago tão amado pelo povo que lá reside. E até apelido maldoso a estátua já tem. Moradores batizaram a obra de arte de "dor nos olhos" (eyesore em inglês), por ser o sentimento prevalente entre eles.
Que pena, não é? Eu achei bem legal a iniciativa. Olha que interessante que fica à noitinha:

O povo reclama muito e de barriga cheia! A Lady of the Lake ficará banhando-se apenas por dez dias, gente, relaxem.

No comments: